Embora motores elétricos de alta potência já estivessem disponíveis há muito tempo e portanto passíveis de serem utilizados nos acionamentos de moendas, havia uma característica que favorecia as turbinas no passado, que era a possibilidade de regular sua velocidade facilmente, ao contrário dos motores.
Foi somente a partir do desenvolvimento da eletrônica de estado sólido, chegando aos semicondutores de potência, é que foi possível, não só controlar eficazmente motores de elevada potência, tanto em baixa como em média tensão, mas também executar sistemas de partida e proteção programáveis através de inversores de frequência dotados de microprocessadores.
Essas facilidades proporcionadas pelos inversores eliminaram as limitações que os motores elétricos tinham em relação às turbinas quanto a variação de velocidade, possibilitando plenamente seu uso em acionamentos de moendas.
Além de possuírem um maior rendimento de conversão de energia, os motores elétricos possibilitam instalações mais compactas, uma vez que possuem rotação de trabalho inferior ao das turbinas, diminuindo a necessidade de reduções intermediárias até ao acionamento dos rolos da moenda. Como vantagem adicional, os motores também permitem usar fundações mais simples e menos volumosas do que os acionamentos clássicos, resultando em economia de materiais e tempo de implantação. Outra característica vantajosa dos motores é dispensar as elaboradas tubulações de vapor e seus acessórios como é o caso das turbinas.
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