Mercado

Setor pode investir 25% a mais em projetos socioculturais em 2013

img5817

A qualidade de vida e o bem-estar da população nas regiões de entorno das usinas sucroenergéticas tem crescido a cada ano. Prova disso é que em média, o segmento investe, anualmente, R$ 2 milhões e, para 2013, os valores devem crescer 25%, segundo estimativas da Origem Produções, que atua na produção e execução de projetos culturais e de responsabilidade social.

Segundo a empresa, somente para as usinas, são mais de 70 projetos em andamento e 45 já realizados, em quatro anos de atuação no ramo.

Dados da Origem comprovam que desde 2009, foram investidos R$ 8 milhões em projetos criativos por meio de leis de incentivos fiscais, como Proac – Programa de Ação Cultural e Lei Rouanet. As ações visam à promoção e execução de atividades que permitam a valorização de uma cidade e de sua população, de acordo com Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

“Atualmente, os resultados dos investimentos culturais no setor sucroenergético são significativos e transformaram-se em um importante fator para o desenvolvimento de municípios, valorizando o entretenimento e o lazer e ampliando as oportunidades de renda e de geração de emprego”, afirma.

Renata Toniello, diretora administrativa da Viralcool, revela que em menos de um ano, a parceria com a Origem Produções foi de extrema importância para a execução de diversos projetos sociais. “A produtora estabeleceu uma base para a organização e execução dessas iniciativas e dinamizou a concretização de cada uma delas”, ressalta.

Segundo Renata, os conceitos de respeito, cidadania e sustentabilidade inseridos nos projetos modificam o cenário e transformam socialmente as cidades contempladas. “Há sempre uma mudança positiva, que faz diferença no desenvolvimento do município e de seus moradores”.

De acordo com dados das Nações Unidas, estima-se que, hoje, 8% do PIB mundial é gerado por negócios culturais. O setor sucroenergético é responsável por grande parte desse investimento. Atualmente, a produtora atende 19 unidades de usinas paulistas, além de manter uma parceria com a Copersucar.