Mercado

Cachaça orgânica busca mercado em feira de produtos naturais

Depois do açúcar orgânico, agora é a vez da cachaça livre de resíduos de agrotóxicos se popularizar nos copos brasileiros e, futuramente, chegar aos internacionais. Trata-se da aguardente Tiquara, produzida em Arealva, interior paulista.

A produção em escala começou há dois anos com 500 litros. Desde então, cresceu 1.900%.

Agora, usando como vitrina a feira Pronatura, que acontece na capital paulista em outubro, o proprietário da Aguardente Tiquara, Marcos José Macedo, pretende popularizar o produto e ampliar as vendas pelo País.

Hoje as vendas ficam concentradas na região de Bauru e em apenas um ponto na capital paulista. Com a feira, o empresário espera vender a marca para todo o País.

A Tiquara tem capacidade para produzir até 50 mil litros da cachaça por ano. No momento, a produção é de 10 mil litros.

“Nossa intenção é aceitar pedidos até o limite da nossa capacidade. Não queremos passar disso para manter a qualidade da nossa bebida, feita quase que artesanalmente.” A cana-de-açúcar utilizada na produção da cachaça é produzida no próprio sítio do empresário, assim como o milho, usado para auxiliar na fermentação da cachaça. “Todo o nosso processo é orgânico. Não temos nada no sítio que utilize produtos químicos. Os adubos são de procedência animal.”

No entanto, segundo Macedo, o custo para a produção da cachaça orgânica é superior à convencional. “Nosso custo com mão-de-obra é muito elevado, uma vez que não entra trator na plantação e tudo é feito artesanalmente.”

A Aguardente Tiquara é vendida no varejo por preços que variam entre R$ 20 e R$ 23, a garrafa. A bebida é envelhecida em tonéis de carvalho, o que aumenta o preço final. Segundo o empresário, a aceitação do produto é maior pelo público feminino. “Nossa cachaça é mais suave e agrada ao paladar das mulheres.”

Naturabella

A Wessanen do Brasil também pretende usar a Pronatura como trampolim para ampliar em 100% o faturamento da linha Naturabella — até então formada por xaropes e frutas desidratadas — vai explorar um novo segmento: o dos salgadinhos.

A empresa lançará a linha Snacks Raízes, composta por salgadinhos de mandioquinha, mandioca e batata-doce. Para fazer sua estréia no setor de salgadinhos, a Wessanen comprou uma pequena empresa paulista, cujo nome não foi revelado.

Aguardente Tiquara, de Arealva, interior paulista, já possui certificação internacional, para futuras exportações.

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