Segundo informações divulgadas por uma consultoria, o México produziu 3,20 milhões de toneladas de açúcar até 23 de fevereiro, aumento de 33% em relação ao mesmo período da safra 2011/12.
O país segue investindo na cultura de cana-de-açúcar. No início do ano, o Grupo açucareiro Piasa, estabeleceu um convênio de cinco anos com a Ridesa na área de intercâmbio de variedades. “Estamos atualmente avaliando um total de dez variedades da UFSCar e nossas expectativas são muito grandes”, afirma Sérgio Quinteros Nunes, diretor agrícola do grupo mexicano.
O representante disse ainda que o Brasil deve continuar servindo de exemplo, já que o México investe pouco no ramo de pesquisas. “Há 60 usinas de cana-de-açúcar no país e todas têm problema de falta de pesquisa. Com essa aproximação, será possível contemplar outros tipos de convênio aqui no Brasil”.