Mercado

Pesquisador australiano busca novas variedades de cana no Brasil

img4226

No mês de Outubro, o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFSCar), localizado em Araras (SP) recebeu a visita do pesquisador Chefe do Melhoramento Genético da BSES Limited, o australiano Dr. Mike Cox. O especialistapassou três dias com a equipe da UFSCar discutindo novas pesquisas, investimentos e possíveis melhorias. Depois da visita, haverá um acordo entre a BSES e Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) a qual o PMGCA/UFSCar faz parte. O objetivo é promover o intercâmbio das 10 variedades “RB” de cana-de-açúcar mais consagradas no Brasil com as 10 variedades “Q” mais consagradas da Austrália, para compor o banco de germoplasma de ambas instituições visando o uso em cruzamentos para a obtenção de novas variedades.

O BSES Limited é o principal fornecedor de pesquisa, desenvolvimento e extensão para o setor canavieiro da Austrália. Formado em 1900 pelo governo de Queensland, o BSES é composto por pesquisadores, engenheiros, funcionários de campo, extensionistas e funcionários administrativos.Uma das principais linhas de pesquisas que o BSES fornece para o setor da cana-de-açúcar na Austrália é a obtenção de novas variedades com características superiores àquelas atualmente cultivadas.

Atualmente, mais de 98% da cana-de-açúcar cultivada no estado de Queensland possui a sigla “Q” representando as variedades obtidas pelo BSES em parceria com o CSIRO – Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (Horgarth e Allsopp, 2000).

Mike Cox é um dos pesquisadores melhoristas mais conceituados do mundo, é líder do melhoramento na BSES e coordena diversas linhas de pesquisas colaborando para a evolução do setor canavieiro na Austrália.

Evento nacional – A Ridesa vai promover um evento técnico no dia 4 de dezembro no hotel JP, em Ribeirão Preto.As inscrições são gratuitas e os profissionais das empresas conveniadas aos programas de melhoramento de todas as unidades da Ridesa e também das empresas não conveniadas podem se inscrever por meio dos emails: [email protected] ou [email protected]

img4225