As importações chinesas de açúcar devem cair 76% em 2012/13 na comparação com o ano comercial anterior, principalmente devido a uma safra doméstica maior e a estoques mais volumosos do que o esperado, projetou nesta segunda-feira o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pequim.
O representante norte-americano afirmou que membros da indústria esperam que o governo chinês contribua para essa redução ao tentar restringir ou desestimular importações a fim de ajudar as usinas de açúcar nacionais.
A produção de açúcar da China deve crescer 18% ante 2011/12, para 14,6 milhões de toneladas, devido a um aumento da produtividade e da área plantada com cana e beterraba, de acordo com o adido. A safra de açúcar de cana do país deve ser 18% maior em 2012/13, totalizando 13,3 milhões de toneladas, enquanto a produção de açúcar de beterraba deve somar 1,3 milhão de toneladas, aumento de 15% em relação a 2011/12.
A China é o segundo maior consumidor e o terceiro maior produtor mundial de açúcar. Em 2012/13, a expectativa é de que o país consuma 15,3 milhões de toneladas da commodity.
O adido projetou ainda que a área plantada total com cana deve chegar a 1,79 milhão de hectares, crescimento de 3% em relação ao ano comercial anterior, à medida que produtores migram de culturas menos lucrativas como mandioca. As informações são da Dow Jones.