
Em meados de maio deste ano, o Grupo São Martinho inaugurou o seu terminal Rodoferroviário, localizado em Pradópolis, interior de São Paulo. O antigo terminal ganhou nova cara, um novo armazém, algumas adaptações e será capaz de escoar 10% do volume total exportado de açúcar via Porto de Santos. Tudo graças a um investimento de R$ 30 milhões.
Segundo o presidente do Grupo, Fábio Venturelli, 57 mil caminhões serão retirados das estradas com a movimentação do produto através da ferrrovia, que poderá transportar 2 milhões de toneladas por safra.
A Usina São Martinho transportará 25% do total de açúcar produzido via novo complexo e o restante servirá para movimentar a carga de 20 usinas da região. “O Brasil precisa vencer a barreira da limitação logística. Com esse investimento demos mais um passo rumo a sustentação desse exigente mercado”, afirma Venturelli.
De acordo com Eduardo Leão Sousa, diretor executivo da União da Indústria Canavieira (Unica), o setor de etanol e açúcar tem ampliado o uso de ferrovia para a exportação de açúcar. Para se ter uma ideia, atualmente, 90% do açúcar que deixa o país são retirados da área de produção por trem.
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