Em seis meses de operação do Terminal Multimodal de Ribeirão Preto, inaugurado pela Copersucar em março de 2012, o empreendimento movimentou desde o início da atual safra, 500 mil toneladas de açúcar, oriundas das usinas sócias da região, principal polo sucroalcooleiro do país. O terminal é parte do montante de R$ 2 bilhões que a empresa está investindo em grandes projetos de logística até 2015.
Desde a inauguração, o terminal permitiu a intensificação do uso da ferrovia para escoamento da produção de açúcar até o Porto de Santos, por meio da “Pêra Ferroviária”, necessária para aperfeiçoar o escoamento em larga escala de produção, com a eliminação de manobras dos vagões para o carregamento. O sistema de carregamento dos vagões, por meio de tulhas, também foi otimizado. “Como resultado dos investimentos, a capacidade de movimentação de carga aumentou de 150 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas de açúcar por ano até o Porto de Santos”, revela a nota da empresa.
Segundo a empresa, apenas na safra 2012/2013, estima-se a redução de 42 mil viagens de caminhões no trecho Ribeirão Preto-Santos, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes, além de contribuir para maior segurança e mobilidade no trânsito rodoviário e urbano.“A Copersucar pretende aumentar a participação do modal ferroviário de 50% para 70% do transporte de açúcar a granel até 2015 e o terminal é parte importante da estratégia de logística para diminuir os gargalos e ser uma ação concreta de sustentabilidade”, afirma o diretor presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza.