Mercado

Dólar desaba para R$ 3,08 e fecha no menor valor desde 2 de setembro

Vendido a R$ 3,080, o dólar comercial atingiu no fechamento desta terça-feira o seu menor valor desde 2 de setembro, praticamente um mês antes do primeiro turno da eleição presidencial, quando alguns apostavam que o então candidato José Serra (PSDB) conseguiria reverter a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno.

Apenas hoje a moeda norte-americana recuou 2,62% com a simples expectativa de que possa cair ainda mais nos próximos dias. O raciocínio é elementar: antes de perder mais dinheiro, quem tem dólar procura vender a moeda e derruba ainda mais a cotação.

Entre os fatores que levam a um dos maiores recuos do câmbio desde a implantação do regime flutuante, os investidores estrangeiros citam perspectivas positivas para o Brasil no curto prazo, com a consequente entrada de recursos no país.

Há dúvidas, porém, sobre o impacto do fim da guerra na avaliação de risco brasileiro. A guerra trouxe uma completa realocação de recursos nos países emergentes, que beneficiou o Brasil. Após a guerra, porém, é possível que ocorra uma nova realocação desse dinheiro.

Banner Evento Mobile