Mercado

Casa da Cana e recuperação de estradas são temas de debate na PB

img3076

Representantes do segmento sucroenergético da Paraíba, dentre eles produtores de cana-de-açúcar, de usinas e destilarias e diretores da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), se reuniram na tarde de quinta-feira (23/08), com o governador Ricardo Coutinho, para solicitar ações que contribuam com o fortalecimento de um dos setores mais importantes da economia estadual. Entre as reivindicações, destacam-se a criação de uma ‘Casa da Cana’, que funcionará como uma espécie de transbordo da matéria-prima antes dela ser transportada para a indústria e a formalização de uma parceria público-privada para recuperação de estradas por onde é escoada a safra canavieira.

A criação da ‘Casa da Cana’ é tida como uma importante ação para o produtor paraibano, principalmente, os que forneciam matéria-prima para a destilaria UNA. Isso porque, recentemente, a unidade encerrou suas atividades industriais, e com isso, a cana que se destinava aquela unidade teve um considerável aumento de percurso para escoamento da produção.

Com a ‘Casa da Cana’, o produtor canavieiro teria o suporte de uma área de transbordo. “Na prática, o produtor arcaria com o custo do deslocamento de sua produção até a ‘Casa’ e a usina assumiria o restante do percurso. Isso possibilita uma logística de transporte para ambos”, esclarece o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.

Em relação a recuperação de estradas, o superintendente do departamento de estradas de rodagem (DER-PB), Carlos Pereira e Silva, que também participou da audiência, marcou para esta semana uma reunião para definição das vias que serão alvo desta parceria público-privada, a partir da qual caberá ao Governo do Estado se responsabilizar pelos tratores e máquinas e a iniciativa privada com todo o restante necessário para execução das obras e serviços.