Mercado

Petrolíferas do Iraque levariam 2 anos para se recuperar

A indústria petrolífera do Iraque precisaria de dois anos para se reabilitar após um ataque dos Estados Unidos e gerar um aumento significativo na capacidade de produção, disseram especialistas.

A produção iraquiana pode ser expandida para 3 milhões de barris por dia até 2005, disse Martin Purvis, da consultoria de petróleo Wood Mackenzie. A atual produção do Iraque é de 2,8 milhões de barris diários. Ele prevê que até 2012 a produção pode crescerá para 6 milhões de barris diários. ‘O Iraque explorou pouco suas maiores descobertas e existem muitos, muitos poços que não foram usados’, disse.

A recuperação no curto-prazo dependerá do presidente do Iraque, Saddam Hussein, não atear fogo em seus poços de exploração. Após a Guerra do Golfo, o Kuait demorou dois anos para retomar seu nível normal.

As primeiras companhias de petróleo a entrarem no Iraque depois da guerra serão de serviços, como a Halliburton e a Schlumberger, disse o analista do Deutsche Bank, J.J. Traynor.

A certeza é de que haverá muita concorrência entre as empresas que assinaram contratos com o governo de Saddam Hussein – a russa Lukoil e a francesa TotalFinaElf – e norte-americanas que não têm acordo assinado.

‘Tenho certeza de que a BP, a Exxon Mobil, ChevronTexaco, ConocoPhillips e Occidental Petroleum aguardam ansiosamente para negociar acordos’, afirmou Traynor. (www.folha.com.br)

Banner Evento Mobile