Mercado

Setor sucroalcooleiro de MT ficará de fora do Plano da Safra

O setor sucroalcooleiro de Mato Grosso ficará de fora do Plano da Safra Agrícola e Pecuário 2012/13. Os recursos disponibilizados para a renovação do canavial, por exemplo, atingem apenas uma pequena parcela de produtores de cana-de-açúcar no estado. Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool-MT), Jorge dos Santos, apenas 5% dos produtores mato-grossenses se encaixam nas regras do governo para a tomada de recursos, ou seja, são produtores individuais.

Ele explica que a grande parcela daqueles que plantam cana em Mato Grosso são indústrias, situação diferente de São Paulo. Conforme ele, sem os recursos oficiais os sucroalcooleiros mato-grossenses utilizam recursos próprios para promover investimentos. “A grande desvantagem é que não conseguimos aumentar a produção”, desabafa. O estado mantém a produção de 14 milhões de toneladas de cana para gerar 850 milhões de litros de etanol e 420 mil toneladas de açúcar.

No Plano Safra o setor conta com o apoio do Prorenova com disponibilização de R$ 4 bilhões para estímulo à renovação/ampliação de áreas. Nessa linha, o sorgo sacarino é opção de produção nas áreas de renovação de canaviais. O Mapa pretende incentivar o cultivo de até 100 mil ha de sorgo sacarino a partir da 2012/2013, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 270 milhões.

Banner Revistas Mobile