Mercado

Brasil pode ajudar reduzir superávit de oferta do açúcar no mundo

img2172

Com um excedente de mais de 10 milhões de toneladas de açúcar no mundo na safra 2011/12, que terminará em setembro, em recente entrevista oexecutivo-chefe da consultoria Kingsman, Jonathan Kingsman, informou que uma das saídas mais importantes para “brecar” esse movimento seria convencer os brasileiros a produzir mais etanol do que açúcar.

Para ele, o volume excedente terá que ser transferido para a próxima temporada, a menos que a demanda de países como a China aumente, levando os exportadores a estocar açúcar, ou os preços globais caiam abaixo dos valores praticados no mercado doméstico para desencorajá-los nas vendas.

A consultoria prevê que se o governo do País aumentar os preços da gasolina ou ampliasse a diferença entre os impostos para gasolina e misturas de gasolina e etanol, poderia retirar 5 milhões de toneladas de açúcar do mercado em 2012/13.

“Alternativamente, a demanda subirá, se as cotações internacionais do açúcar recuarem abaixo da paridade do etanol, nível em que é mais lucrativo fabricar o biocombustível do que refinar o açúcar”, lembra. (Fonte: Dow Jones)