No próximo dia 19 de junho, a Embraer, através do jato 195 abastecido com biocombustível a base de cana, pertencente a Azul Linhas Aéreas, fará um voo de demonstração Azul+Verde. Osucesso dos testes foi revelado no último dia 4 pelas empresas Azul, Embraer, Amyris e GE, fabricante do motor CF34-10E. Essa será aprimeira vez no país que um jato irá voar com um biocombustível de aviação a base de cana-de-açúcar.
Para o coordenador do Programa de Engenharia de Transportes da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Marcio D’Agosto, o projeto representa benefícios ambientais, mas ainda apresenta problemas tecnológicos, já queos setores aéreo e marítimo têm muita dificuldade de substituir os atuais sistemas de propulsão, além do alto custo do novo combustível.
Mas para ele, a queima desse combustível é contrabalançada pela absorção de gás carbônico (CO²) pois quando se planta uma fonte da energia, que é a cana-de-açúcar, é possível ter um balanço positivo, tendendo a zerar esse processo.
O professor revela queainda vai demorar algum tempo até que o combustível renovável experimental para jatos alcance uma escala de produção, mas em aspectos ambiental o projeto é excelente.