Mercado

USP terá laboratório multiuso

img2141

O CENA-Centro de Energia Nuclear na Agricultura, localizado em Piracicaba-SP sediará o primeiro laboratório multiuso da USP. As obras do futuro laboratório de Biologia Celular e Molecular na Agropecuária e Ambiente (Biocema) estão adiantadas e têm custo previsto de R$2,5 milhões. Os recursos foram disponibilizados pela FINEP.

O pró-reitor de Pesquisa da USP, Marco Antonio Zago, visitou o espaço recentemente e ressaltou a importância da instalação desse tipo de laboratório, cujo conceito é adotado por modernas e conceituadas instituições de pesquisa em todo o mundo.

“O Biocema é um exemplo de facilitador da pesquisa multidisciplinar. Da mesma forma, os laboratórios multiusuais permitem que diferentes pesquisadores usem um mesmo equipamento mesmo quando não compartilham os mesmos projetos”, afirmou Zago.

Criado em 1993, o Biocema possibilitou que problemas clássicos da agricultura e pecuária, como o controle de pragas e doenças, o melhoramento genético e a produção de alimentos, pudessem, em um ambiente multidisciplinar, contar com abordagens de genômica e transgenia.