Mercado

Caldeira brasileira gera energia no Uruguai

img2094

A Biochamm, de Agrolândia (SC), forneceu para a E.R.T Fenirol S.A uma caldeira para a sua Central Termoelétrica a Biomassa, instalada na cidade de Tacuarembó no Uruguai. Essa Central comercializa energia para a empresa UTE daquele país.

O projeto, que foi inaugurado em fevereiro deste ano, conta com uma caldeira de alta pressão modelo BGV50000CA projetada e fabricada pela Biochamm, gerando vapor a 47 bar e 450°C de temperatura.

A caldeira possui dois sistemas de alimentação independentes, um para queimar uma mescla de cavaco de madeira e casca de arroz, na ordem de 20% e um outro sistema para queimar exclusivamente casca de arroz.

A planta termoelétrica tem capacidade de gerar 10 MW/h de energia elétrica, suficientes para atender a demanda de energia elétrica de uma cidade de aproximadamente 65.000 habitantes.

ParaFernando Secco Siqueira, diretor da Fenirol S.A., o desempenho da caldeira, tem sido o esperado desde o start-up tendo atingido todas as expectativas de geração de energia. “Além disso sua estrutura é muito robusta”.