Mercado

Mercados de Açúcar e Álcool

Segundo informações da International Sugar Company, as importações de açúcar demerara da Rússia, em janeiro, devem chegar a 250 mil toneladas. A China, mesmo com o forte inverno que afetou a produção em cerca de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, teve crescimento de 48% na produção de açúcar refinado, produzindo em torno de 9,1 milhões de toneladas de açúcar. Ainda no mercado internacional, a Tailândia registrou queda de 9,8% na produção de açúcar, entre novembro de 2002 e janeiro de 2003, se comparado ao mesmo período anterior. Na bolsa de Nova Iorque, de 16 a 22 de janeiro, o primeiro vencimento (março/03) permaneceu estável, com valorização de 0,26% apesar das vendas dos fundos.

Na bolsa Londrina, para o mesmo vencimento, a valorização foi mais significativa, apresentando variação de 3,11%. No mercado futuro de açúcar da BM&F, as cotações vem acompanhando o mercado internacional, com preços firmes desde o início do ano. Na semana de 16 a 22 de janeiro, os vencimentos março/03, abril/03 e julho/03 apresentaram valorização de preços da ordem de 2,47%, 4,28% e 3,05%, respectivamente. No mercado de álcool anidro, ficou definido pelo governo e pelo setor que o percentual da mistura de álcool anidro na gasolina deverá ser reduzido para 20% a partir do dia 1º de fevereiro.

No mercado futuro de álcool anidro da BM&F, os vencimentos mais curtos (março/03 e maio/03) tiveram elevação de suas cotações no início da semana, mas não obtiveram sustentação (ver gráfico). O spread entre os vencimentos agosto (sem modificações) e setembro de 2003 (com modificações) merece análise por parte dos players desse mercado.(BM&F)