Mercado

CerradinhoBio investe mais de R$ 95 mi em cogeração

img2084

No último dia 01 de junho, a CerradinhoBio inaugurou oficialmente,em Chapadão do Céu, interior do Goiás, a sua unidade de Cogeração de Energia, fruto de um investimento de mais de R$ 95 milhões de reais.Hoje a empresa exporta 30 MW/hora de energia elétrica e tem potencial de triplicar este número no futuro, chegando aproximadamente a disponibilizar no sistema elétrico nacional 500 GW/ano, energia esta suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes.

wp_posts

Durante a solenidade que reuniu empresários, empresas fornecedoras, autoridades do Estado e da região, Luciano Sanches, presidente da CerradinhoBio, disse queagir de forma ecologicamente responsável é extremamente importante para o país. “É importante ainda para o sucesso de qualquer empreendimento principalmente quando o objetivo é a produção de uma energia limpa e renovável, totalmente nacional, que colabora com a elevação do PIB de Goiás e do município, através da geração de emprego e renda, arrecadação de impostos e desenvolvimento regional. É possível conciliar produção de etanol e seus derivados com o desenvolvimento sustentável”, disse.

O governador do Estado, Marconi Perillo, ressaltou a importância do setor e da bioeletricidade para o Estado. “Essas iniciativas têm transformado o estado de Goiás em referência, pois já somos o segundo maior produtor de etanol do Brasil, estamos chegando a 37 usinas e quando assumi a primeira vez tínhamos 11 unidades. Na área de energia elétrica, ou cogeração, também avançou extraordinariamente. Essas iniciativas nos dão condição de suprimento energético”, ressaltou.

img2086

Localizada em um terreno de 240 hectares na zona rural do município de Chapadão do Céu, a unidade produz etanol combustível e energia elétrica com alta eficiência a partir do processamento industrial da cana-de-açúcar. O processo produtivo da usina está direcionado para produção do etanol, atendendo prioritariamente o mercado interno. Possui logística modelo de escoamento de sua produção.

wp_posts

Desde o início de maio deste ano, a usina está em plena atividade de sua quarta safra. O plantio do canavial teve início em março de 2006, com um viveiro de mudas em 305 hectares. Hoje, são mais de 30 mil hectares plantados e a projeção até 2016 é de atingir produção anual acima de 5 milhões de toneladas. Em parceria com centros de pesquisa, a CerradinhoBio se dedicou também à inovação no campo ao desenvolver manejos mais adaptados ao clima e ao solo da região centro-oeste.

img2087