Mercado

Indústria vendeu menos em novembro

As vendas reais da indústria cresceram 2,83% em novembro ante igual mês de 2001, segundo divulgou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mas o resultado dessazonalizado, nesta base de comparação, apontou uma queda de 6,65% nas vendas. Ante outubro, houve queda de 12,84%, e o acumulado das vendas até novembro apresentou crescimento de 1,48%.

Segundo a CNI, os indicadores de novembro mostram que a atividade industrial deu sinais de acomodação no mês e, ainda que não apontem uma reversão na tendência de recuperação da indústria, sugerem que os problemas econômicos enfrentados pelo País no segundo semestre “atingiram também o lado real da economia”.

A queda em novembro, segundo a CNI, reflete a forte alta das taxas de juros em outubro, que provocaram ajustes nos pedidos do varejo à indústria. Com isso, a utilização da capacidade instalada nas indústrias caiu para 81% em novembro ante os 82,5% registrados em outubro. O emprego industrial registrou elevação de 0,99% em novembro ante novembro de 2001, e queda de 0,50% no mês na comparação com outubro. (Agência Estado)

Banner Evento Mobile