No mês de abril último o total de energia gerada no país caiu em relação ao mês anterior, em todas a regiões, com exceção da Região Norte. Segundo o Boletim de Carga do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em abril o total de energia gerada no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de 61.034 megawatts (MW) médios, uma queda de 3,5% em relação a março, mas 5,3% superior a abril de 2011.
A maior redução da carga gerada foi na Região Sul, que ficou 7,3% menor do que no mês anterior. Em comparação a abril do ano passado a carga da Região Sul cresceu 5,3%. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste foram gerados 37.706 MW, 3,6% menos do que em março deste ano, porém um incremento de 4,6% em comparação a igual mês de 2010. O ONS atribui essas cargas menores no Sudeste e Sul, a temperaturas mais amenas ocorridas nesses meses, com um uso menor de equipamentos de refrigeração.
Na Região Nordeste, foram 9.092 MW médios gerados em abril, uma redução de 0,8% em comparação ao mês anterior, mas 8,5% superior a igual mês de 2010. A Região Norte foi a única que registrou um aumento de 0,8% na carga gerada em abril em comparação ao mês anterior, e de 3,8% em comparação a igual mês do ano passado.
Segundo o ONS, o aumento da carga na Região Nordeste na comparação com o ano passado já reflete o aumento da atividade econômica na região. Na Região Norte, o melhor desempenho é atribuído à produção dos grandes consumidores de energia elétrica.