Mercado

Preço ao produtor sobe mais 8,5% em SP

O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), subiu 8,5% na terceira quadrissemana de outubro. A valorização é conseqüência da alta do dólar e da estiagem que afeta o Estado.

“O efeito do câmbio está se propagando por toda a estrutura de preços”, avalia Nelson Batista Martin, diretor do IEA. Revisando expectativas anteriores, Martin acredita que o IPR deve subir mais de 8% em outubro, como ocorreu em setembro.

A alta de preços foi generalizada. Dos 19 produtos analisados, 15 registraram aumento nas cotações, com destaque para o arroz, que subiu 49,23%. Com as plantações prejudicadas pela estiagem, os preços do café também dispararam: 26,14%. Na média, os produtos de origem vegetal subiram 8,19%. E com exceção das aves, todos os produtos de origem animal subiram e o grupo registrou alta de 9,07%.

De todos os itens da pesquisa, caíram os preços apenas de três produtos: batata (-21,22%), feijão (-1,89%) e tomate (-23,60%). (Valor Econômico)

Banner Evento Mobile