Mercado

Governador da PB quer acréscimo na cota de exportação de açúcar

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, solicitou ontem (1/12) acréscimo da cota de exportação do açúcar produzido na Paraíba para os Estados Unidos, durante audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Alberto Bento Ribeiro.

A pauta foi levada pelo Governo da Paraíba e pelo presidente do Sindicato da Industria de Fabricação do Álcool da Paraíba (Sindálcool), José Bolívar, e seu presidente executivo, Edmundo Coelho Barbosa, ao ministério.

Coutinho disse ao ministro que o atual modelo adotado por portaria do Ministério da Agricultura é desproporcional, tendo como base os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, que possuem bem cota superior de exportação. “É um pleito legítimo do Sindicato do lcool e de demais entidades do setor sucroalcooleiro do Estado, além de ser uma questão de justiça com os produtores e trabalhadores dessa área, que são beneficiados com a participação nos lucros a partir da elevação da receita”, afirmou.

Edmundo Barbosa defendeu a adoção dos mesmos critérios da cota dos estados da região para a definição da cota de exportação para os Estados Unidos, como forma de fortalecer a indústria do açúcar. “Reivindicamos a elevação da cota americana para 8,5% do volume total, e não 2,56%, como tem acontecido ano após ano, em nome dos interesses do país e da indústria do etanol e do açúcar, e o empenho do governador fortalece o pleito”, completou Barbosa.

O ministro Ribeiro destacou que uma equipe técnica já está estudando a reivindicação da Paraíba e garantiu agilidade para que a questão avance e seja incluída na próxima anual, entre os meses de agosto e setembro de 2012.

Banner Revistas Mobile