Agrupadas em consórcios ou concorrendo individualmente, 22 empresas de quatro países confirmaram sua participação no leilão de 11 novas linhas de transmissão que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) realiza hoje, a partir das 10h, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
Os investidores garantiram o direito de disputar as concessões ao depositarem ontem as garantias de proposta na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), em São Paulo. Este é o maior número de empresas interessadas num leilão de transmissão promovido pela agência.
As concessões destinam-se à construção, operação e manutenção de 1.865,3 km de linhas de transmissão em sete estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. O investimento previsto com as obras é de R$ 912,2 milhões. Das 23 empresas que haviam sido pré-qualificadas pela Comissão Especial de Licitação da agência, apenas uma, a Inepar, não participará da disputa por não ter depositado as garantias na CBLC.
A homologação do resultado do leilão será no dia 23 de agosto. A data prevista para a assinatura dos contratos de concessão é 9 dezembro deste ano. (Folha de SP)