Projetados para satisfazer as exigências das aplicações industriais em geral, os novos relés eletrônicos de sobrecarga E1 Plus proporcionam versatilidade e uma proteção de alto desempenho para o motor, em um projeto robusto, fácil de instalar, operar e manter. Disponíveis em configurações NEMA e IEC, satisfazem às necessidades de aplicações em todo o mundo.
O projeto de auto-alimentação e montagem direta do contator dos relés E1 Plus simplifica a instalação e a operação. Os relés fornecem excepcional flexibilidade de aplicações com contatos padrão isolados N.A. e N.F. de classificação AC15/B600.
O projeto eletrônico dos relés de sobrecarga E1 Plus ajuda a garantir proteção precisa, confiável e constante do motor. Os relés tradicionais de sobrecarga deixam passar a corrente do motor através de elementos simples de aquecimento para simular as propriedades termodinâmicas do aumento de temperatura do motor.
A modelagem térmica no E1 Plus é feita eletronicamente com componentes de precisão de estado sólido, incluindo um circuito integrado voltado para a aplicação específica ou ASIC (Application-Specific Integrated Circuit).
O ASIC processa, continuamente, os dados atuais do motor para manter, de forma precisa, o status atual do tempo de carga do motor. Além disso, o circuito de memória térmica permite que os relés E1 Plus modelem os efeitos de aquecimento e resfriamento do motor em períodos de operação ou fora de operação, assegurando, assim, proteção precisa tanto para motores quentes como frios.
A segunda maior causa que leva a um defeito de motor é a perda de fase. Com o circuito dedicado à detecção de perda de fase, os relés E1 Plus oferecem proteção de perda de fase altamente confiável e sensível. Enquanto as sobrecargas tradicionais podem levar até 40 segundos para responder a uma situação de perda de fase, o tempo normal de resposta do E1 Plus é de três segundos.
A funcionalidade superior alcançada pelo projeto eletrônico do relé de sobrecarga E1 Plus é complementada por seu robusto projeto mecânico. As exclusivas conexões moldadas dos terminais de alimentação de entrada permitem uma montagem firme com os contatores, o que é algo sem igual no setor industrial.
A interconexão com contator para o relé sobrecarga é ainda aprimorada, por meio de um mecanismo de travamento na base. Montar os relés de sobrecarga em um painel de controle nivelado com a base do contator, resulta em estabilidade aprimorada da partida.
Com a faixa mais ampla da indústria de definição de corrente à plena carga (FLA), 5:1, um dispositivo de relé alcança a faixa de até quatro dispositivos bi-metálicos ou 19 elementos térmicos, o que simplifica a seleção e aumenta a versatilidade de aplicações. Uma faixa de ajustes mais ampla significa um número menor de faixas de correntes e maior flexibilidade de instalação para máquinas de dupla tensão.
A versão EE oferece opções de minisseletora para classe de desarme (10, 15, 20 ou 30) e modo de reset (manual ou automático/manual) resultando, assim, em um dispositivo com seis modos possíveis de operação.