A Usina Jayoro, de Presidente Figueiredo, AM, que tem a estimativa de moer, na safra 2005-06, aproximadamente 280 mil toneladas de cana e fabricar 340 mil sacas de 50 quilos de açúcar e 7 milhões de litros de álcool, investiu cerca de R$ 4 milhões distribuídos pelas áreas agrícola, industrial e administrativa. Na área agrícola, os investimentos estiveram voltados para transbordo de cana picada, carregadeira de cana, cobridor de duas linhas, sulcador de duas linhas, além de manutenção em colhedoras, caminhões, tratores e veículo utilitário.
Os recursos na área industrial possibilitaram melhorias na caldeira, implantação de linhas em aço inox, investimentos em automação com a instalação de inversores de freqüência, aceleradores, válvulas de segurança para turbinas a vapor e atualização de comandos. Houve ainda troca da linha de refrigeração de água, investimentos em centrífuga de açúcar, manutenções mecânica e elétrica.
Para a melhoria das condições ambientais na unidade, houve a implantação de cerca em toda à área circunvizinha dos tanques de álcool. A usina construiu um prédio para o laboratório industrial, adquirindo equipamentos novos para esse setor. Na área administrativa, houve aquisição de impressoras a laser, computadores, nobreaks e adequação da mobília às normas ergonométricas.