A manhã de hoje do 8º Congresso Nacional da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), que acontece no Recife, foi marcada pelas discussões referentes à melhoria de perfomance, adequação e utilização de novas tecnologias, otimização de consumo de vapor de forma a disponibilizar mais bagaço e consequentemente ampliar a geração de energia. Além da disponibilidade novos serviços e produtos, o congresso também serviu para que a Dedini, líder na fabricação de bens de capital voltados para o setor sucroalcooleiro, anunciasse o seu projeto piloto para a produção de álcool a partir do bagaço e energia a partir da palha da cana. “Isto pode ampliar em, no mínimo, 50% a possibilidade de aproveitamento atual. O potencial é enorme. Desde 1978, quando aconteceu o crescimento do setor graças ao Proálcool, as tecnologias abriram novas potencialidades para a produção de álcool e energia. Hoje estamos testando novos equipamentos que garantem competitividade superior frente aos combustíveis fósseis como o petróleo e novas possibilidades para gerar energia através da palha da cana, que hoje é descartada”, diz o vice-presidente de operações da Dedini, José Luiz Olivério.
Indústria
Usina de etanol de cereais no Piauí deverá entrar em operação em 2026
Usina de etanol Brasbio fica no município de Uruçuí e tem a marca da Fazenda Progresso
Mercado
AFCP cobra mini barragens para aliviar impactos da seca
O projeto da associação pernambucana prevê o armazenamento da água no período chuvoso, evitando que ela escoe sem aproveitamento
Mercado
Petrobras reajusta preço do litro do diesel em R$ 0,22 às distribuidoras
Caso o reajuste da Petrobras seja repassado integralmente, o preço do litro do diesel para o consumidor deve subir para R$ 6,36.
Mercado
Safra 2024/25: apesar da seca, Usina Coaf supera moagem em 10%
A Usina Coaf moeu 880 mil toneladas de cana, 10% acima do apurado na safra anterior
Mercado
Usina Caeté – Unidade Paulicéia investe na capacitação de jovens
Através do projeto Comunidade Verde Amarela da Usina Caeté, busca-se qualificar jovens para operação de colhedoras de cana
Administração
Usina Coruripe tem novo diretor financeiro; saiba quem é ele
Novo diretor financeiro da Usina Coruripe ocupou a gerência de Planejamento e RI na companhia