A Valtra do Brasil exporá na Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários) 2004, que acontece no período de 28 de agosto a 05 de setembro, a sua mais recente iniciativa tecnológica. Trata-se de um trator Valtra movido a Biodiesel.
Foi concedido um trator pela montadora para o projeto e todo o desenvolvimento foi elaborado pela Unesp sob a responsabilidade do Professor e Coordenador Afonso Lopes da cadeira de Máquinas Agrícolas da Unesp de Jaboticabal. “O Biodiesel é um combustível alternativo, extraído de óleos vegetais (inclusive óleos vegetais residuais), com um cunho social muito amplo, o que possibilita atingir várias camadas sociais do campo. O apoio de empresas como a Valtra é fundamental para o incentivo de práticas ambientais, humanas e governamentais deste nível”. afirmou Lopes.
O trator é um Valtra modelo BM 100 4×2 de 100 cv. Pela característica extremamente versátil que o motor Valtra detém foi possível o uso de diversos tipos de Biodiesel, dispensando qualquer tipo de modificação específica. Nos testes efetuados durante 1.000 horas em operações agrícolas, observou-se que em até 50% de mistura diesel-Biodiesel, o consumo do motor manteve-se inalterado.
O trabalho de pesquisa e desenvolvimento do motor a biodiesel foi iniciado há três anos em uma parceria junto a entidades e instituições do setor agrícola, sendo estas Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), Coopercitrus (Cooperativa dos Citricultores de Bebedouro), Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), USP (Universidade de São Paulo), Ladetel (Laboratório de Tecnologias Limpas), FundUnesp ( Fundo de Pesquisa da Unesp) e Valtra do Brasil.
Antes de iniciar o projeto de incentivo ao consumo de Biodiesel em tratores, a Valtra também foi pioneira no desenvolvimento de motores a álcool na época do Proalcool. Sendo que o principal objetivo de ambos projetos foi comprovar que efetivamente o uso de bio-combustíveis reduz significantemente a emissão de material particulado (monóxido de carbono, enxofre, etc) preservando a camada de ozônio, evitando o efeito estufa.
O projeto também está apoiando a iniciativa do governo de aumentar o consumo de Biodiesel em todo o setor automobilístico. Conforme a lei do governo federal, a partir de novembro de 2004, cada litro de diesel terá adição de até 2% de Biodisel. A meta é atingir o ano de 2009 com um percentual de 5%, para isso haverá um aumento de 0,75% ao ano.
O trator movido a Biodiesel também estará concorrendo ao Prêmio Gerdau, que acontece nesse sábado (28-08) durante a Expointer 2004, na categoria Novidade e estará disposto no stand da Valtra para que o público visitante tenha a oportunidade de conhecê-lo.