Mercado

Montadoras aderem aos carros bicombustível

O carro bicombustível ganha espaço cada vez maior entre as montadoras. Há exatamente um ano, a GM lançou o Astra Sedan 1. 8 a álcool convertido para o GNV sem perder a garantia de fábrica. A empresa Rodagás, de São Paulo, foi a primeira no país a ser credenciada pela montadora para a realização do serviço. A manutenção é feita nas concessionárias Chevrolet, com apoio da oficinas Rodagás.

O motor do Astra 1.8 a álcool convertido para gás natural gera 99 cv de potência. O modelo atraiu a atenção principalmente de taxistas, que representam o mercado de maior potencial devido à isenção do IPI e do ICMS para carros a álcool.

Com o Siena 1.8 GNV, a Fiat entra de maneira oficial no programa. Para o engenheiro João Cláudio Bourg, o fato de a empresa oferecer um produto desenvolvido dentro da linha de montagem traz mais segurança ao consumidor. Segundo o engenheiro, é possível que dentro de pouco tempo todos os modelos Siena saiam de fábrica com essa preparação. “Isso vai permitir que o consumidor coloque o kit anos depois de ter comprado o carro, caso ache conveniente”.

Além da Fiat, a Volkswagen prepara-se para entrar no segmento. Inicialmente com o Santana 1.8 a gasolina, já disponível. No mês que vem será homologado o mesmo modelo, com motorização 1.8 a álcool e, para fevereiro de 2004, será a vez da Kombi 1.6 a gasolina.