Mercado

Energia renovável: documento defende meta de 10% para fontes alternativa até 2010

A Plataforma de Brasília, documento elaborado durante a Conferência Regional sobre Energias Renováveis que aconteceu esta semana, defende que até 2010 os países da América Latina e do Caribe tenham 10% da geração provenientes de fontes renováveis. O compromisso foi assumidos por estes países e o percentual poderá ser ampliado de acordo com o interesse de cada um. O documento será apresentado duarante a Conferência Internacional sobre Energias Renováveis, que ocorrerá em Bonn, na Alemanha, em 2004.

A plataforma traz 19 sugestões como o fortalecimento da cooperação entre os países da região, o impulsionamento do cumprimento das metas adotadas pela Coalizão de Joanesburgo sobre Energia Renovável, o incentivo a políticas públicas de longo prazo, a promoção da cooperação com o setor produtivo e a troca de experiências sobre a adoção e implementação de políticas.

O documento defende ainda a aprovação, na conferência internacional de 2004, da criação de um fundo de cooperação técnica e financeira que facilite a cooperação dos países industrializados com a América Latina e o Caribe.

A plataforma aborda ainda o estímulo do desenvolvimento de projetos de energias renováveis, a criação de mercados de “certificados verdes” de energia e de créditos de carbono, a execução de programas de incentivos ficais, a criação de um mecanismo financeiro regional destinado ao desenvolvimento e à promoção de fontes renováveis de energia e a avaliação periódica da aplicação desta Plataforma.

Banner Revistas Mobile