Mercado

Software indica o melhor sistema para implantação de canaviais

Um software que permite simular diferentes técnicas de plantio para o cultivo da cana-de-açúcar e estabelecer o mais adequado à propriedade, com base em um cronograma de instalação do canavial que considera os custos anuais e as rendas bruta e líquida a serem obtidas, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente (SP), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Trabalhando em parceria, os professores Tadeu Alcides Marques, da Unoeste, Patrícia Angélica Alves Marques e Gil Eduardo Serra, da Unicamp, criaram um aplicativo para a formação convencional de uma lavoura de cana-de-açúcar, com o objetivo de promover uma implantação diferenciada, proporcionando a mesma quantidade de produção nos anos posteriores à implantação.

Por se tratar de uma cultura semiperene que pode ser colhida após 12 ou 18 meses do plantio (sistemas denominados “cana de ano” ou “cana de ano e meio”), a cana-de-açúcar permite, depois desse período inicial, colheitas seqüenciadas, denominadas de “cortes das canas socas”, que apresentam o inconveniente da variação na quantidade da cana produzida, após alguns anos do plantio. (Agência Brasil)

Banner Evento Mobile