Mercado

Sistema Nacional de Classificação de Bovinos, que entra em 2005, pode ter na alimentação animal um diferencial ao pecuar

A partir de 1º de janeiro de 2005 entrará em vigor o Sistema Nacional de Classificação de Bovinos, que tornará oficial e obrigatória a classificação dos bovinos abatidos nos estabelecimentos sob Serviço de Inspeção Federal, tendo como base: sexo e maturidade do animal, peso e acabamento da carcaça. Em outras palavras, a classificação de bovinos consistirá em agrupar em classes as carcaças que tenham características semelhantes com o objetivo de padronizar minimamente o produto final, possibilitando ao consumidor escolher o que comprar com maior segurança.

Para Adolfo Pereira, gerente técnico de bovinos da Alltech, empresa de soluções naturais para nutrição e saúde animal, o Sistema de Classificação de Carcaças é de fundamental importância para o avanço da pecuária nacional e faz parte das necessárias inovações nas relações dos produtores com os frigoríficos e com os consumidores finais, trazendo benefícios para todos os elos da cadeia. “De um lado, os frigoríficos receberão animais padronizados e de qualidade e os produtores que entregarem bois nessas características serão remunerados por isso; de outro lado, ganha o consumidor que terá carne qualificada e catalogada”, afirma o gerente da Alltech.

O Sistema de Classificação de Carcaças, portanto, incentiva o produtor a investir em qualidade para produzir a carne com padrão de carcaça desejado pelo mercado. Para tanto, além de genética, sanidade e manejo – fatores que determinam a performance final da pecuária –, o pecuarista precisa estar atento à nutrição do rebanho, fator-chave para a maior eficiência produtiva e qualidade de carcaça.

As indústrias se movimentam para oferecer alternativas para minimizar os efeitos da nutrição inadequada dos animais. Uma dessas opções é Beef-Sacc, otimizador ruminal natural elaborado com a combinação de leveduras e minerais orgânicos (cromo e selênio), de forma equilibrada para promover o máximo desempenho animal contribuindo para a produção de animais com qualidade superior e melhor acabamento de carcaça. Beef-Sacc é desenvolvido pela Alltech.

As leveduras presentes em Beef-Sacc promovem maior digestibilidade das fibras, proporcionando melhor conversão alimentar e melhor ganho de peso. Os minerais orgânicos também contribuem positivamente: selênio trabalha para proporcionar a melhor qualidade de carcaça e cromo melhora a deposição de gordura na carcaça, influenciando diretamente na maciez e qualidade da carne. Além disso, os minerais orgânicos passam pelo rúmen do animal sem sofrer alteração, possibilitando melhor absorção intestinal, o que garante melhor formação de massa muscular e melhor imunidade.

“Beef-Sacc também é recomendável para redução de estresse, melhoria do desempenho reprodutivo e performance do animal, configurando-se como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento em mercados exportadores, considerando as restrições impostas pela Europa, Ásia e Estados Unidos, importantes mercados compradores”, completa Adolfo Pereira.

Banner Revistas Mobile