Mercado

Eixos estersantes agilizam colheita

A utilização de máquinas equipadas com pneus de alta flutuação nas frentes de colheita mecânica, mostrou-se eficiente na redução da compactação do solo, causada pelo intenso trânsito de maquinas no talhão.

Porém as manobras destes conjuntos trazem severos danos à soqueira devido ao arraste dos pneus traseiros. A soqueira no final da linha fica muito prejudicada pela ação dos eixos convencionais, que durante as curvas acentuadas arrasta os pneus revolvendo o solo danificando as gemas da cana assim como suas raízes.

Com os eixos estersantes não há mais arraste, já que estes acompanham a curva do trator, evitando o desgaste desnecessário dos pneus, protegendo a soqueira da cana e diminuindo a força exigida do trator durante as manobras. Os eixos estersantes permitem fazer curvas menores e menos manobras, resultando em ganho de eficiência no campo.

O Eng. Agrônomo Fernando Glycerio, da STERSA, estuda os eixos em tese de mestrado na Escola Superior de Agricultura da Usp ”Luiz de Queiroz”, e acompanha o trabalho dos eixos nas usinas que adotaram o sistema.

Além de transbordos os eixos equipam plantadoras, distribuidores de calcáreo e torta de filtro. A instalação pode ser feita na própria usina, em apenas um dia.

Maiores informações: STERSA Eixos, (19) 3402-7009 ou www.stersa.com.br.

Banner Evento Mobile