Mercado

Especialista da Unesp vai orientar setor sobre crédito de carbono

O mercado de crédito de carbono está abrindo novas fronteiras de negócios para o setor, e recomendações mostram necessidade de amadurecimento. A advertência é do professor e pesquisador Newton La Scala, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus de Jaboticabal. Ele confirma que as negociações mundiais envolvendo créditos de carbono têm relegado a um segundo plano os projetos apresentados pelas usinas brasileiras de açúcar e álcool, que não conseguem avançar nesse nicho por apresentarem projetos considerados imaturos. Estaria faltando organização do setor, aliada a programas de sustentabilidade convincentes que envolvem todas as etapas da

produção agroindustrial, não apenas uma determinada área. A consequência é forte deságio de preços nas negociações.

O professor Newton La Scala afirma que “esse tema ainda é incipiente, e falta melhor amadurecimento do setor sucroalcooleiro sobre o seqüestro e crédito de carbono”, acrescentando que a maioria das usinas ainda encaram a negociação de créditos de carbono apenas como uma oportunidade extra de renda, quando um projeto sustentável completo poderia elevar o volume desta receita a níveis muito superiores, não apenas residuais como hoje.

Neste mês, o professor e pesquisador da Unesp participa da Infocana, analisando o “Balanço de Carbono em áreas agrícolas: possíveis iniciativas no mercado de carbono – Metodologia exclusiva e inovadora para medição em áreas agrícolas”.

A Infocana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de um congresso e feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz outros grandes nomes da área, em painéis específicos sobre os temas de interesse prioritário em gestão sucroalcooleira: Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os palestrantes exclusivos estão:

OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”; ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”; CARLOS CEZARETO, vice presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”; JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

A InfoCana também será palco, no dia 18 de setembro, do já tradicional Simpósio anual do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, com palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista da Folha de São Paulo e jornalista de renome internacional.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Banner Evento Mobile