Mercado

Vinhaça pode produzir adubo orgânico, água potável, gerar energia elétrica e térmica

O processo desenvolvido pela empresa TBW Biocomp de Frankfurt (Alemanha) possibilita, com as rigorosas normas ambientais, utilizar a vinhaça na produção de adubo orgânico, além de garantir a produção de adubo líquido, geração de energia elétrica, térmica, gás metano e água potável.

“Com o TBW Biocomp, é possível reutizar a água ou despejá-la em rios, sem prejuízos para o meio ambiente”, explica Franz W.G.Hellhuber, do departamento de marketing.

A empresa TBW desenvolve o tratamento anaeróbico de resíduos sólidos e instalações de co-fermentação através da introdução de designer TBW-Biocomp, TBW-co-ferm e a instalação da TBW-agrar.

Segundo Franz, o sistema TBW-Biocomp é feito através da digestão de resíduos sólidos e compostos; o TBW-InWaSia é o tratamento anaeróbico de água residuais industriais para custos eficientes em UASB; o TBW-coferm é a instalação de co-fermentação usando principalmente resíduos sólidos urbanos (municipais), dejetos urbanos e esterco agrícola); o TBW-agrar é a instalação de biogás agrícola com cogeração de eletricidade e calor.

“A maioria das técnicas tem agradado os usuários por sua grande vida útil, baixa manutenção e grande eficiência”, lembra.

Banner Evento Mobile