Mercado

Está aí!

Está aí. Uma grande festa popular marcou a ascensão de Lula à Presidência. Em Brasília, o novo presidente foi envolvido, num primeiro momento, por um sentimento nacional de esperança que se estabeleceu, que contagiou o país, atingindo uma população muito maior que seus milhões de eleitores. E que certamente saberá respeitar e ter tolerância em relação a este início de governo, sem esperar milagres. Os brasileiros já podem aplaudir o cuidado e a sensatez com que o processo inicial de montagem do governo e a articulação política foi conduzido.

Quero saudar o PT por estar, até agora, manifestando uma política ampla de alianças, sem se comportar como dono da verdade, ao buscar estabelecer linhas de ação que possam congregar todo o país. Quero saudar Lula, experiente e amadurecido, desejando que possa exercer com uma postura de magistrado o governo, sem perder a capacidade saborosa de se indignar, com um permanente compromisso com a renovação das práticas políticas, com a retomada do desenvolvimento e com o resgate desta imensa dívida social que temos.

O Brasil está preparado e aberto para fazer desta oportunidade realmente o início de um caminho. Há circunstâncias internacionais favoráveis. Há a possibilidade da retomada de liderança do Mercosul; há condições de negociar, de modo firme e claro, com a União Européia e os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, abrimos diálogo com mercados promissores da Ásia de uma forma autônoma, que nos garante uma inserção positiva no contexto internacional, aumentando nossa participação no comércio mundial.

Há condições favoráveis também no front interno: as instituições estão consolidadas e permitem o jogo político. Há uma tendência natural de o Congresso crescer de importância, firmando-se como uma grande instância de debates nacionais, podendo operar as reformas estruturais que o país tanto necessita.

Há uma corrente de fé e de esperança a desejar a Lula que ele possa, realmente, mais do que ser o presidente, iniciar um novo momento em nosso país, em que a democracia, muitas vezes restrita às urnas, seja ampliada para todos, especialmente em termos econômicos.

Arnaldo Jardim é Deputado Estadual – e-mail: [email protected]

Banner Evento Mobile