Mercado

Cooperativa belgo-holandesa adquire central de inseminação na República Tcheca

A CR Delta VRV, cooperativa belgo-holandesa composta por mais de 40 mil produtores e controladora da Holland Genetics – da qual faz parte a Lagoa da Serra (Sertãozinho/SP) –, acaba de adquirir a central de inseminação CMPU, da República Tcheca. A partir de 1º de abril, a empresa passa a se chamar CZ Delta.

“A CR Delta VRV considera esta aquisição uma importante etapa para a consolidação no mercado da Europa Central. A CMPU detém um terço do mercado tcheco de sêmen e é uma empresa bem-sucedida na produção de genética animal daquele país, comercializando, anualmente, 500 mil doses de sêmen. A CMPU atua em diversas áreas da genética bovina, realizando na República Tcheca aproximadamente 350 mil inseminações por ano”, afirma Guus Laeven, diretor-presidente da Lagoa da Serra.

A CMPU oferece diversos serviços ao produtor local, mantendo em seus quadros 76 inseminadores e 115 sample-takers para o registro da produção de leite. A empresa faz o controle de lactação de 170 mil vacas. Além disso, testa 90 touros, sendo 45 holandeses e 45 simental fleckvieh.

A CR Delta VRV indicou Karel Hruska, um dos sócios da KESA Plus, distribuidora da Holland Genetics na República Tcheca, para ser o diretor-presidente da CZ Delta. Segundo a cooperativa, Hruska tem experiência e profundo conhecimento do mercado tcheco, imprescindível para a nova estratégia da empresa.

EXPANSÃO – No final de 2003, a CR Delta VRV adquiriu a Ambreed NZ, central de inseminação artificial da Nova Zelândia, totalmente focada na produção de leite a pasto. A central vende cerca de um milhão de doses por ano, faturando US$ 10 milhões anuais. A empresa tem touros testados, sendo 80 holandeses, 40 jersey e 10 provenientes de cruzamentos entre essas duas raças. Com as duas aquisições, a CR Delta VRV espera expandir sua vendas no mercado global para 7 milhões de doses.