Mercado

Fatores psicológicos do atendimento comercial que fazem a diferença

O comércio, desde o seu início, remontando a uma data tão antiga quanto à própria necessidade em que o homem se encontrou trocando alimentos e ferramentas; obteve um aprimoramento que nunca cessou. Técnicas comerciais foram desenvolvidas nas civilizações humanas, fazendo com que muita gente crescesse neste meio e nele evoluísse através da arte de negociar, a exemplo dos sumérios, egípcios, chineses, fenícios, gregos, etc. O comércio não se apresentou apenas como uma rotina de negócios na história, ele demarcou momentos de extrema importância em sua trajetória, alavancando uma parte das relações humanas por meio da constante comunicação que isto sempre demandou, colocando as pessoas em contato permanente e gerando o espírito de troca, compra e venda. Aproximou impérios e forneceu a chance de expandir cultura, haja vista a troca de idéias e objetos que ocorreram incessantemente a cada novo encontro que ocorria entre os povos que existiram, cada qual em seu surgimento, apogeu e decadência.

A vida comercial, sem que tenhamos tanta consciência a seu respeito, é um motor que sempre nos impeliu e motivou rumo ao desenvolvimento, aqui dissecado em várias modalidades: na matemática e seus cálculos; na comunicação que aproxima as pessoas e ainda, na publicidade e propaganda; na navegação e outros meios de transporte; na exploração de recursos combustíveis; na ocupação humana por via do trabalho; na tecnologia e a necessidade de aperfeiçoamento; na educação acadêmica e escolas especializadas e, sobretudo na aprendizagem de novas línguas; no direito e seus códigos regulamentadores; no despertar ecológico e de sobrevivência, entre outros.

Dada a importância que o comércio tem, cabe, sem sombra de dúvida, a sua prática de forma equilibrada, pois somos resultado de uma enorme história, sempre em constituição, e ao menor abalo neste intrincado sistema, sofremos conseqüentemente os seus resultados.

Participamos deste cenário em menor ou maior grau, conforme a posição em que nos encontramos, sem nunca esquecer que o ato de vender, todos nós o fazemos, desde a infância, seja por meio de um dissimulado choro dirigido a uma mãe, que muitas vezes compra a idéia por nós apresentada de algum pedido particular, seja na adolescência pela imagem que apresentamos para conquistar amigos e amores, ou ainda, na vida adulta para os empregos, vida social, etc.

Quando tratamos de atividades comerciais, que envolvam dinheiro e investimento por parte das pessoas, esbarramos numa condição básica, que é a forma na qual tratamos tal assunto, ou seja, o atendimento a quem deseja algo, por alguém que se posiciona como fornecedor de tal aspiração. Por sermos humanos e com um universo emocional ainda tão misterioso, precisamos de habilidade, conhecimento e versatilidade nestes encontros, a fim de concretizá-los, na corrida, cada vez mais difícil, de se conquistar uma nova personalidade que se nos apresenta, além de manter outras já conhecidas.

Sempre encontramos dificuldade nas relações comerciais, tanto que existem muitos livros, apostilas, revistas e cursos técnicos que se preocupam em minimizar tais obstáculos, contudo, ainda temos que lidar com fatores da ordem psicológica, os quais, se afinados, podem ser de grande valia, ampliando as chances de acerto entre as pessoas.

Os fatores da ordem psicológica são: a comunicação e a informação, itens capazes de impedir ou viabilizar os resultados pretendidos neste tipo de encontro comercial; o atendimento por telefone, que requer técnicas precisas para o bom funcionamento; a inteligência lógica e emocional, em parceria, voltadas para uma melhor compreensão de si mesmo e do outro, como agentes facilitadores; a criatividade enquanto ferramenta de solução de problemas, que acabam encantando os consumidores; o marketing pessoal e a postura profissional, que geram uma atmosfera envolvente e atrativa; a percepção, que deve ser mais aguçada para captar mais detalhes de condições favorecedoras nos contatos pessoais; a motivação, que é uma decorrência de vários itens que funcionam harmoniosamente e, a mudança, hábito que se faz necessário mediante a oscilação do mercado e conseqüentemente de nossas cabeças, que sempre devem buscar a sintonia com as coisas de um modo geral e especificamente com os assuntos e informações da própria atividade de trabalho que se exerce.

Todos eles são temas profundos que merecem especial atenção em sua leitura, compreensão e interpretação, e que também sofrem alterações conforme o tempo vai passando.

O sucesso profissional em atendimento é conseguir uma aliança de várias esferas com o cliente que pensa ou age em prol de consumir um produto ou serviço, e nesta relação tudo é possível, por mais simples que ela possa aparentar, pois, a medida em que vamos compreendendo cada um dos itens que estão presentes neste contato, vamos enxergando detalhes que fazem a diferença e conseqüentemente o seu uso traz resultados eficientes e dignos de serem notados pelos outros.

*Armando Correa de Siqueira Neto é psicólogo com atuação na área de treinamento com cursos e palestras realizadas em empresas de diferentes segmentos. É mestrando em Liderança pela Unisa Business School.

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