Os empresários sucroalcooleiros e os profissionais de RH das unidades produtoras são os pilares principais de mudanças e melhorias no setor. Esta é a convicção de Josias Messias, presidente da ProCana, na palestra de abertura InfoCana, no último dia 21 de Setembro, no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto, SP.
Josias Messias entende que os empresários mostram-se hoje ainda mais interessados em mudanças em favor dos recursos humanos porque chegaram a conclusão, na prática, de que a força de trabalho e as qualificações profissionais fluem de forma significativa quando seus funcionários percebem que estão sendo tratados com toda a dignidade. “E os profissionais de recursos humanos são, em decorrência desta visão, os responsáveis por sua aplicação, atuando no desenvolvimento, atualização profissional e desenvolvimento dos colaboradores”, afirmou.
Ainda na palavra de abertura do seminário, Josias Messias, chamou a atenção sobre o fato de que parte da grande imprensa – não especializada no assunto – tem noticiado descaso das usinas com a saúde dos trabalhadores de cana. “Isto é uma generalização”, afirma. “A grande imprensa descobre um caso entre mais de trezentas usinas e joga na mesma vala todas as outras, que fazem um trabalho sério. Cabe as profissionais de RH mostrar essa inverdade. E cabe também a nós, da ProCana, continuar e ampliar o número de matérias que retratam os bons exemplos da área”.
O empresário e jornalista Josias Messias entende que, desta forma, além de recuperar a imagem socialmente desgastada do setor sucroalcooleiro, os profissionais de RH e a imprensa especializada motivarão unidades a aderir a esta nova forma de pensar. “Esta nova mentalidade tem sido adotada por usinas modernas nos últimos dez anos e é irreversível. Ou seja, em pouco tempo será possível ver todas as usinas e destilarias recebendo prêmios por investimento e apoio em recursos humanos”, antevê.
Josias Messias falou na infoCana a exatos 212 profissionais de recursos humanos e representantes de 45 usinas de açúcar e álcool e empresas relacionadas ao setor, no IV Seminário Nacional de Recursos Humanos no Agronegócio, promovido pelo Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria e realizado pela ProCana Eventos.
A experiência de onze anos acompanhando e retratando o setor sucroalcooleiro por meio destes produtos tem rendido a Josias Messias convites para mediar conferências e proferir palestras voltadas a mercados. Sua coluna, Painel do Setor, publicada mensalmente no JornalCana e disponibilizada no site www.procana.com, tem se transformado em referência no setor.
Realizada pela ProCana Eventos, a InfoCana reúne anualmente em um só local os profissionais de recursos humanos dos mais variados setores do agronegócio nacional, além de renomados palestrantes e conferencistas que abordam os principais temas e atualidades das áreas de recursos humanos e gestão estratégica.
A ProCana é a maior central de informações sucroalcooleiras do Brasil e entre outros produtos, edita o JornalCana, Anuário da Cana, Ethanol Guide, e promove os consagrados prêmios MasterCana Centro/Sul, Nordeste e Brasil. O Gerhai é um grupo de estudos em recursos humanos na agroindústria e congrega diretores e gerentes de RH das usinas e de outras empresas agroindustriais do Brasil.
O seminário InfoCana fez parte da programação paralela da Fenasucro/Agrocana. Foi patrocinado por oito grandes empresas: Bradesco, Vida e Previdência; Funcional Card, gestão de benefícios e farmácia; Gruponet, equipamentos e softwares para internet; Space, vigilância e segurança patrimonial; Sudrat, suplementos alimentares; Markanti Tecnologia; Sacoplast e Sodexho, alimentação e serviços.