De acordo com informações do Sindaçúcar de Alagoas, a Usina Sumaúma de Marechal Deodoro, AL, a partir do momento que começou a promover atividades de educação ambiental com estudantes do município, tem contribuído para reduzir as agressões ao meio ambiente, formando uma geração ecologicamente correta.
Com o seu trabalho de conscientização para preservação dos rios e coleta seletiva de lixo com alunos e professores de escolas municipais, a usina ajudou a reduzir a quantidade de dejetos jogados no rio Sumaúma.
As crianças são o foco principal desses trabalhos, que unem didática e diversão. Recentemente, a Sumaúma levou 150 estudantes para conhecer o criadouro de animais silvestres do curso de Veterinária da Fejal/Cesmac.
Detentora de uma das maiores áreas de mata preservada do Estado, 6 mil hectares, a usina protocolou no Ibama uma RPPN de 100 hectares e um espaço de 3 mil hectares para acolher animais silvestres apreendidos pelo Ibama em cativeiros ilegais. Suas matas também vão abrigar o projeto do IPMA de reintrodução do Mutum-de-Alagoas, ave que hoje está extinta na natureza.