Mercado

Cansanção de Sinimbu mantém diversos programas ambientais

De acordo com informações do Sindicato do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas – Sindaçúcar/AL, a Usina Cansanção de Sinimbú, de Jequiá da Praia, AL, se destaca pelo seu trabalho ambiental. Em parceria com o Instituto para a Preservação da Mata Atlântica – IPMA, a empresa realiza programas de conscientização ambiental com os estudantes de escolas da usina e da comunidade de Jequiá da Praia. O bem-te-vi é o mascote utilizado para ilustrar as campanhas da usina.

A cada ano, a Sinimbú recebe uma cota de 25 mil mudas do IPMA usadas em programas de reflorestamento. Nos últimos três anos, o plantio de essências nativas da mata atlântica ultrapassou de 85 mil mudas – cedidas pelo IPMA. A usina está destinando 1,8 mil hectares para programas de recuperação florestal e já possui outros dois mil hectares de área preservada. Dessa forma, totaliza, hoje, 3,8 mil hectares de matas preservadas.

A preocupação ambiental na usina vai além do reflorestamento. Para reduzir o uso de aditivos químicos e despejo de rejeitos no meio ambiente, resíduos como água de lavagem, vinhaça e torta-de-filtro são utilizados na fertilização e irrigação do solo. Segundo o gerente agrícola da Sinimbú, Fernando Lyra, a vinhaça é rica em nutrientes como nitrogênio e potássio.

Para incrementar a irrigação da lavoura, a empresa inaugurou em 2004 uma barragem de 4,5 milhões de metros cúbicos de água para irrigar 1470 hectares. Além disso, uma faixa de 40 metros ao longo da BR 101 foi destinada para a realização de colheita crua (sem queimada da cana). A área corresponde a cerca de 6% do total da produção da usina.