O melhor argumento é a ação. Assim como em 1999, nós da ProCana conseguimos o selo Abrinq que, pelo seu caráter inovador, serviu como exemplo a todo o setor e mostrou que era possível e importante se adequar às normas exigidas para conquistá-lo, agora demos um passo além, e maior, ao obter a recomendação à certificação SA 8000, depois de 15 meses de adequação.
A SA 8000 é uma certificação de responsabilidade social mundial,
extremamente rigorosa. Sobretudo no contexto trabalhista brasileiro – burocrático, cheio de encargos e de exigências.
O foco da SA 8000 é o funcionário. Defende os interesses de gente, de
pessoas. Desde a ergonomia dos seus assentos no trabalho, a iluminação
do ambiente, até cumprimento de horários de trabalho e liberdade de
associação e de expressão, entre outros requisitos.
Mas, para ser certificada pela SA 8000, a empresa precisa cumprir os requisitos de responsabilidade social não apenas no âmbito interno, mas em todo seu relacionamento comercial. Com os clientes, por exemplo, tudo deve ser sistematizado e planejado. E conseguimos o objetivo, com louvor. Depois que fomos recomendados à SA 8000, o índice de compromisso social dos fornecedores da ProCana aumentou. Empresas maiores que a nossa já acreditam que podem conseguir a mesma certificação. E, para isso, assumem compromissos de responsabilidade social, especialmente em relação a trabalho infantil, à liberdade de
associação e à melhoria das condições de trabalho, entre outros itens.
Fazer funcionar essa corrente do bem voltada à responsabilidade social é o nosso objetivo. Estamos certos de que é possível
melhorar a vida do brasileiro e que, mais que tudo, é um excelente negócio para as empresas.
Os investimentos e adequações que se fazem geram equilíbrio nas relações internas e trazem motivação à equipe para conquistar resultados. O fato é que para qualquer empresa, inclusive as usinas, é bom negócio.
O caminho está aberto. Andemos nele.
Confira as principais notícias do setor na edição de julho do JornalCana.