Mercado

Preços do açúcar continuam pressionados

Os preços do açúcar, que recuaram 42% a partir de seu recorde alcançado no ano passado, poderão continuar “sob pressão” no ano que vem devido à produção recorde da Índia, informou a trading Czarnikow Sugar Ltd.

O excedente mundial da oferta no mercado de açúcar poderá alcançar 10,5 milhões de toneladas durante a ssfra 2007/08.

“A produção indiana registrará mais um recorde, enquanto que o aumento espetacular da disponibilidade de cana-de-açúcar no Brasil distendeu a capacidade de processamento do setor”, disse o grupo da área de trading. A Índia e o Brasil são os maiores produtores mundiais de cana.

Os preços vêm recuando há três meses consecutivos devido a estimativas de que os agricultores plantaram mais cana, criando um excesso na oferta mundial da planta.

O açúcar está sendo negociado a preços “abaixo dos custos de produção mundiais, o que está impactando os planos de expansão”, disse a Czarnikow.

A Índia, maior consumidor mundial de açúcar, poderá produzir o volume recorde de 32,5 milhões de toneladas de açúcar durante a safra 2007/08, comparativamente aos 31,163 milhões de toneladas da safra anterior, disse a Czarnikow. O total é 1,3 milhão de toneladas inferior a uma estimativa anterior, refletindo o adiamento do início da safra, segundo a Czarnikow.

O Brasil poderá produzir 32,8 milhões de toneladas de açúcar durante o mesmo período.