Mercado

CNI quer nova cultura para comercialização de produtos e serviços

A implantação de uma nova cultura na comercialização de produtos e serviços, gerando empregos e colocando o país num mercado mundial que negocia trilhões de dólares, é a proposta do primeiro vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Carlos Eduardo Moreira Ferreira, ao discursar na instalação do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico, aberto ontem no auditório da CNI, e que reúne empresários e representantes de diversas áreas do governo.

Segundo ele, é chegado o momento de o país assumir uma postura contemporânea rompendo com os paradigmas que o prendem a praticas comerciais tradicionais, O desenvolvimento dessa área podem oferecer ao público múltiplas e variadas alternativas de compras com velocidade, garantia e qualidade, segundo afirmou.

A otimização das cadeias produtivas, segundo Moreira Ferreira, elimina desperdícios e atrasos e pode oferecer produtos a preços competitivos, como quer o cliente. Dessa forma, o universo virtual torna-se a grande ferramenta, bem como a prova eloquente de que estão condenados ao insucesso os que persistirem resistindo a essa mudança.

Ele lembra que a instalação do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico representa uma iniciativa a ser desenvolvida pela sociedade, em especial pelo setor privado, para fazer análises e recomendações para que o Governo atue com o objetivo de tornar o ambiente favorável ao comércio eletrônico, à segurança das transações e à preservação dos direitos do consumidor.

O objetivo dessa ação, segundo o vice-presidente da CNI, é deixar o Brasil competitivo no mercado mundial, com criação de empregos, capacidade de exportação e desenvolvimento tecnológico de suas empresas, além de promover comércio eletrônico, suas tecnologias e infra-estruturas associadas para integrar as iniciativas nesse campo.

Ferreira defendeu apoio especial às empresas de pequeno porte para que se beneficiem das inovações do universo do comércio eletrônico, sob pena de seus negócios se tornarem obsoletos e antieconômicos.

O Comitê Executivo de Comércio Eletrônico é uma ação do governo federal para promover a inserção das empresas em especial as pequenas e médias, no novo contexto econômico da sociedade da informação. Trata-se de iniciativa conjunta dos Ministério do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Planejamento, Fazenda, Relações Exteriores, Comunicações e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). (Fonte: Agência Brasil)