Mercado

José Pessoa se une a produtores e Poder Público e anuncia nova usina

O empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto vai assinar no próximo sábado, em Santo Antônio do Aracanguá (SP), uma parceria com a Prefeitura e agricultores da cidade visando a construção da Usina e Destilaria Energética da Mata (EMA), no local onde há cerca de 12 anos funcionava a usina Cruzálcool.

O presidente da UDOP (Usinas e Destilarias do Oeste Paulista), Luiz Guilherme Zancaner, destaca também a importância do esforço do Grupo José Pessoa na construção de mais uma unidade. “A região só tem a ganhar com a construção de mais uma usina, que deve representar, sem dúvida, um incremento de investimentos em todos os setores, em especial ao setor sucroalcooleiro”, afirma Zancaner. Para ele, a visão estratégica de José Pessoa fez com que escolhesse a região para a construção de mais uma unidade, “e no bojo do Grupo J.Pesoa deverão vir outras unidades, podendo chegar até 10 novas usinas, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão e geração de mais de 30 mil empregos”, finaliza o presidente da UDOP.

Para o prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Roberto Junqueira de Andrade Filho, a iniciativa veio em boa hora. “A construção dessa usina representará um aumento significativo no futuro da arrecadação do município, eliminação do desemprego que assola a cidade, dentre outras vantagens”, disse o prefeito. Andrade Filho destacou ainda que atualmente o município arca com as despesas de transporte de mais de 200 moradores/trabalhadores que desempenham sua profissão em Birigui, junto a indústrias calçadistas. “São 200 pessoas que no futuro poderão trabalhar aqui mesmo”, afirma o prefeito.

No próximo sábado o prefeito Andrade Filho e o empresário José Pessoa estarão assinando um protocolo de intenções com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) visando a criação de vários cursos profissionalizantes para treinar a mão-de-obra local para trabalhar na futura usina. “O Grupo José Pessoa está se comprometendo no futuro a dar preferência de vaga para os funcionários que se formarem nos cursos ministrados através do convênio com o Senai”.

Segundo o diretor comercial do Grupo J.Pessoa, Fernando Perri, a parceria é inédita na região e visa “democratizar os investimentos”, conforme destacou também o diretor presidente do grupo, o empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto. “É um modelo diferente que estamos adotando nessa região, que para nós é a região de maior potencial de crescimento do setor sucroalcooleiro nos próximos anos. Através da parceria firmada, estaremos incentivando os agricultores a plantarem cana em suas propriedades, garantindo a compra dessa cana, que num primeiro momento será moída em outras unidades nossas mantidas na região, e posteriormente, com a construção do parque industrial em Aracanguá, moída na própria unidade”, salientou José Pessoa.

Fernando Perri também destaca que o grupo J.Pessoa emprega atualmente mais de 11 mil brasileiros, de forma direta, além de outros milhares de trabalhadores indiretamente. “Na unidade de Aracanguá, que deve estar pronta em no máximo quatro anos, pretendemos criar de início 1,2 mil empregos diretos, além de outros 3,3 mil indiretos, gerando assim renda e divisas para toda a região”, disse o diretor comercial do grupo.

José Pessoa destacou que vários fatores foram decisivos para a escolha da região noroeste do estado de São Paulo para a construção de mais uma unidade. “Entre os fatores podemos destacar a logística da região, através de rodovias e a hidrovia Tietê-Paraná; o clima; topografia; preço da terra; dentre tantos outros pontos positivos”, finaliza. Na parceria com a Prefeitura de Aracanguá estão inclusos ainda a criação de cursos de qualificação de mão-de-obra, tanto para o parque industrial da Energética da Mata, quanto para os canteiros de obras da usina, orçada inicialmente em cerca de R$ 75 milhões.

Banner Evento Mobile