Mercado

Setor confirma preocupação com equipamentos, tanques e pessoal

Proteger o setor industrial, destacando-se os equipamentos de geração de energia, destilarias e reservatórios (tanques). Estas são as principais preocupações do setor nos contratos de seguro patrimonial. Mas seguro para todos os funcionários também tem sido prioridade no setor. A confirmação é da maioria das principais seguradoras que atuam junto às usinas e destilarias.

O corretor Humberto Eurípedes de Oliveira, da Elmo Seguradora, atua na região de Ribeirão Preto (SP) e constata que “a maior preocupação das usinas é proteger os equipamentos sujeitos a quebras durante a safra e que também podem ser danificados por descargas elétricas, como os tanques reservatórios de álcool e todo sistema de cogeração, além dos funcionários, inclusive os trabalhadores rurais que estão sujeitos a acidentes no corte da cana e no transporte, apesar das medidas de segurança que estão implantadas”.

A preocupação com a proteção dos equipamentos é tão grande que 95% das usinas e destilarias têm o seguro patrimonial, segundo o corretor da Elmo Seguradora. Com 30 anos de atuação junto ao empresário rural, a Cosesp (Companhia de Seguros do Estado de São Paulo) não dispõe de seguro patrimonial para as prioridades do setor, mas o assessor de imprensa Fernando Granato, diz que “o seguro de custeio que disponibilizamos atende as plantações de cana”. Neste caso, o seguro não tem limite e paga-se 0,7% do valor estimado pelo empresário como custo de implantação da área com cana.

Leia reportagem completa na edição de setembro do JornalCana.

Banner Evento Mobile