Mercado

USP e Shell abrirão primeiro posto de biodiesel do País

O campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) terá o primeiro posto de biodiesel no País. Segundo informações do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), que fabrica o combustível na universidade, o posto será construído em parceria com a Shell do Brasil e deve entrar em operação em maio.

Além de fornecer a gasolina e o álcool para os veículos internos da universidade, o posto terá uma bomba para abastecer utilitários com uma mistura de B30, com 30% de biodiesel e 70% de petrodiesel.

O reitor da USP, Adolpho José Melfi entregou ao campus de Ribeirão Preto um ônibus utilizado em linhas internas movido com a mistura. Ao saber que a unidade fabricante de biodiesel da universidade tem capacidade de produzir 15 mil litros/hora, mas que só gera 10 mil litros/mês para atender a demanda dos testes, Melfi admitiu que os veículos a diesel de todos os campi da USP podem utilizar a mistura. “É claro que nós podemos ampliar a utilização dentro da universidade, já que o interesse é desenvolver essa pesquisa”, afirmou o reitor da USP.

Além do ônibus, o Ladetel/USP irá testar, dentro do projeto Biodiesel Brasil, um modelo compacto 206, da Peugeot, recebido hoje, e um Xsara Picasso, da Citroën, fruto de uma parceria com a montadora francesamPSA Peugeot Citroën. O projeto testa ainda tratores da Valtra e locomotivas da América Latina Logística (ALL).