Mercado

Volume de caminhões triplica em Paranaguá

O volume de caminhões que chegam diariamente ao Porto de Paranaguá (no Paraná) está três vezes maior que o verificado no mesmo período do ano passado. Dados fornecidos pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) mostraram que de 1º de janeiro até ontem, mais de 19,5 mil caminhões passaram pelo Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, enquanto que no mesmo período do ano passado foram pouco mais de 6,1 mil.

Os destaques estão sendo os caminhões carregados com farelo de soja (2,2 mil neste ano, contra 675 no mesmo período de 2003), soja em grão (2,3 mil em 2004, contra 1,2 mil no ano passado e, com maior expressividade, o milho (12,5 mil, contra 1,9 mil em 2003). Em todo o ano passado, mais de 313 mil caminhões passaram pelo Pátio de Triagem.

Ao verificar os índices recordes, o superintendente da APPA, Eduardo Requião, lembrou de uma tendência que vem se firmando nos últimos tempos, quando a chamada entressafra’ deu lugar a uma safra contínua, sem períodos de baixa representativa na movimentação, e que vem exigindo maior eficiência do Porto de Paranaguá, “situação amplamente atendida por nós, conforme provamos com o recorde batido em 2003, com mais de 33,5 milhões de toneladas movimentadas, frente às 28,5 milhões em 2002. Geramos 6 bilhões de dólares de Receita Cambial para o Brasil, o que representou 90% da receita gerada em todo o Paraná. Esta é uma das principais razões que colocam os Portos de Paranaguá e Antonina entre os melhores do mundo”, completou o superintendente Eduardo Requião.

O aumento no número de caminhões carregados com milho vem refletindo diretamente na atividade portuária. Neste ano, o produto já ultrapassou 400 mil toneladas embarcadas, contra 50 mil toneladas em 2003. O milho faz parte do segmento do Granel Sólido, que representa cerca de 60% da movimentação de cargas nos portos paranaenses. Até o momento foram mais de 1,2 milhão em 2004 contra 620 mil em 2003. Na somatória dos produtos, os Portos do Paraná movimentaram até segunda-feira, dia 9, mais de 1,8 milhão de toneladas, contra 1,3 milhão em 2002. (Fonte: ASSCOM – APPA)