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Transportadores buscam soluções para não perder produção da safra

Prevista para começar entre os meses de abril e maio, a safra da cana está promovendo uma grande movimentação no setor de transportes de carga. As empresas querem readequar sua logística, para que o lucro e a produção do país não se percam nas estradas. Com o objetivo de atender às necessidades do setor sucroalcooleiro, no que diz respeito às cargas que seguem para os portos, cerca de 25 empresas da ATR Brasil – Associação do Transporte Rodoviário de Carga estão em Brasília para agilizar alguns trâmites que estão sendo discutidos no plenário.

Entre as medidas discutidas, estão as condições atuais das estradas, incluindo a necessidade de obras e serviços de manutenção e a adoção de medidas para minimizar a falta de segurança. “O Governo Federal afirmou recentemente que o orçamento previsto, em 2005, para infra-estrutura será da ordem de R$ 6,4 bilhões, frente aos R$ 2,4 bilhões aplicados no ano passado. Nós, da ATR Brasil, juntamente com outras instituições, estaremos permanentemente monitorando este recurso. O objetivo é assegurar que o dinheiro público seja efetivamente investido com critério, sem politicagem”, afirma Marcelo Camargo, presidente da ATR Brasil e diretor do Grupo Colorado.

De acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre os anos de 1997 e 2003, foram desperdiçadas cerca de 53,7 milhões de toneladas de grãos durante a fase de transporte e armazenagem, o que corresponde a cerca de 9% de tudo o que foi produzido no país no período, segundo os indicadores agropecuários. O Instituto ainda aponta a falta de infra-estrutura de transporte como a principal causa das perdas pós-colheita, já que a maior parte das perdas ocorre nas estradas, que são, em sua maioria, de má qualidade