Mercado

Petrobras é nova parceira do setor

Confira estas e outras novidades sobre logística e transportes na última edição do JornalCana. O álcool brasileiro já pode contar com um novo e fortíssimo aliado para conquistar o mercado internacional. Trata-se da Petroleo Brasileiro S/A — Petrobras, que está interessada em realizar parceria com o setor sucroalcooleiro, disponibilizando parte da logística já existente e construindo novos dutos, que serão destinados para o escoamento do etanol.

Daqui a aproximadamente um ano, deverá entrar em operação, por exemplo, um alcoolduto, com 200 quilômetros de extensão, ligando a região de Ribeirão Preto à Refinaria do Planalto — Replan, localizada em Paulínia, SP. Outros projetos, em fase de estudos, como a ligação entre Piracicaba e Paulínia e um duto entre a Replan e o porto de São Sebastião ou de Santos – no Estado de São Paulo – irão revolucionar a logística de exportação do álcool.

As negociações sobre a parceria, antes restritas a conversações mais reservadas, já começam a ser oficializadas. “Pretendemos caminhar na mesma velocidade em que a Ethanol Trading está sendo constituída”, afirma o engenheiro de terminais e dutos sênior, Emanuel Nazareno Filho, que é coordenador de Desenvolvimento de Negócios & Parcerias da Petrobras Transporte S/A — Transpetro.

Confira matéria completa na última edição do JornalCana.