Mercado

Porto de Rio Grande se destaca nos embarques de maquinários agrícolas

Desde o início do ano, a movimentação de maquinários agrícolas tem sido destaque entre as cargas exportadas pelo Porto do Rio Grande. Os números registrados de janeiro a julho deste ano já ultrapassaram o total movimentado em 2003. Os maquinários agrícolas, tratores e colheitadeiras, credenciam o porto como um dos principais pólos exportadores deste tipo de carga, estando junto com o Porto de Santos (o maior do Brasil) e Paranaguá.

Nos sete primeiros meses deste ano, foram exportados 1.738 tratores, contra 97 em igual período de 2003, crescimento de 1.691,7%. Já a movimentação de colheitadeiras cresceu 81,6%, passando de 251 unidades exportadas nos sete primeiros meses de 2003 para 456 em 2004. Em todo o ano passado foram movimentados 414 tratores e 374 colheitadeiras, números inferiores ao exportado de janeiro a julho deste ano.

Entre as justificativas para o aumento na movimentação de maquinários agrícolas está a qualidade e agilidade do trabalho portuário, não sendo registrado nenhuma avaria no transporte deste tipo de carga. A excelente infra-estrutura do pátio automotivo do Porto do Rio Grande, com capacidade armazenamento de até dez mil veículos, e sua localização privilegiada, ficando a carga armazenada a 200 metros do local de embarque, são outros fatores que influem positivamente neste tipo de operação. Além da qualificação do Porto, outro detalhe importante é que todos os maquinário agrícolas exportados por Rio Grande são produzidos no Estado, tendo eles como principais destinos os Estados Unidos, Venezuela, Panamá e Colômbia.